segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é Transumância


O mundo está cheio de tradições e culturas diferentes. O homem foi conhecido por ser nômade e se estabeleceu para o melhor. O homem antigo realizada a migração em massa em busca de melhores pastagens. Depois de aprender a arte da agricultura, o homem começou a estabelecer-se em um só lugar. Hoje, existem determinadas regiões onde as pessoas tendem a realizar movimentos sazonais. Isto é chamado transumância e é economicamente, bem como ambientalmente favorável. Vamos dar uma olhada no que é a transumância e compreender a pastorícia de transumância.

O que é Transumância nos Alpes

Segundo a definição transumância é, 'o movimento sazonal de seres humanos, juntamente com suas ovelhas, cabras e outros animais para pastagens mais altas ou mais baixas no verão e inverno ". Essas pessoas são basicamente os pastores que vivem no vale. Pastorícia transumância é uma prática tradicional dos Alpes. Tal prática tradicional é praticada até hoje na Áustria, Baviera, Itália, Eslovénia e Suíça.

Para além destas regiões, a transumância é praticada também na Escandinávia, na Escócia, no Cáucaso, Chade, Marrocos, França, Líbano, Bulgária, Irã, Turquia, República da Macedónia, Lesoto, etc Então, qual é a transumância? É um termo em latim, onde "trans" significa toda e 'humus' significa terra. Os pastores tendem a viajar para pastagens mais altas no verão e desceu para os vales mais baixos no inverno.

Importância da Transumância Hoje

Transumância está perdendo a sua importância hoje. As pessoas não acham viável para se mover ao longo do vale. Poucos agricultores comprometem os movimentos pendulares de curta distância com os seus rebanhos. Eles sobem as montanhas para os vales nos invernos e voltar durante o verão. No entanto, a transumância, ajudou a evitar o excesso de pastoreio ocorrendo nas terras baixas. Além disso, ele ajudou a manter as pastagens de montanha aberta. O sobrepastoreio leva à extinção de muitas espécies de plantas, aves e mamíferos. Estas espécies são dependentes dos habitats abertos eo desgaste excessivo faz perder a sua comida. Espécies como a Águia Imperial, Kestrel Lesser, Sousilk Europeia, Falcon Saker são as espécies ameaçadas de extinção, bem como da lista de espécies vulneráveis. Portanto, há muitos projetos empreendidos por vários governos, para ajudar a promover o pastoreio de transumância.

Padrões de Pastoralism Transumância

Transumância é visto em todos os continentes, e existem diferentes padrões de pastorícia transumância de acordo com a região. Vamos dar uma olhada em alguns dos padrões de transumância pastoralismo em algumas das regiões proeminentes.

Os Alpes

Criação de animais formado a economia tradicional dos Alpes. Ainda hoje, a transumância tradicional é praticada em muitas regiões dos Alpes, como mencionado parágrafo anterior. Hoje, as famílias de agricultores locais tendem a se deslocar para lugares mais altos. No entanto, podem tender a empregar pastores para realizar a migração sazonal.

Inglaterra

Transumância na Inglaterra é uma espécie de oposto do que é visto nos Alpes. O gado na Inglaterra pastavam nas colinas secas no inverno e, em seguida, depois que a água de uma enchente baixaram no verão, foram levados a pastar nos prados de baixo cheias de mentira.

Escandinávia

Transumância ainda é praticada na Escandinávia. A pastagem floresta, onde o gado é levado para pastar é chamado de seter ou bod eu bua. O gado foi levado para as fazendas de montanha no verão. Em seguida, as mulheres tendem a do gado no verão coleta do leite e fazer queijo. Os animais voltaram à fazenda para casa no Outono.

Lestho

Como os Alpes, a economia tradicional de Basotho baseia-se na criação de animais. Migração sazonal dos animais é realizada por criadores de gado. Esses pastores são empregados por fazendeiros que possuem grandes rebanhos.

Austrália

A Alpes australianos têm uma velha tradição de pastoreio transumante. Os aviões alpinas são usadas para pastagem no verão como os pastos mais baixos eram pobres. Existe uma forma distinta de vida relacionada à pastagem transumantes. Este modo de vida tornou-se uma parte importante da história e da cultura na Austrália.

Este foi um pouco sobre o que é o pastoreio de transumância. A migração sazonal dos seres humanos e seus animais está diminuindo com a mudança dos tempos. No entanto, para alguns, é ainda uma parte da tradição, bem como estilo de vida. Economias ainda dependem deste tipo de pastoreio nômade. As implicações ambientais são vistas com as mudanças no padrão de transumância. Espero que você encontre alguma informação útil sobre o pastoreio de transumância nos parágrafos acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário